domingo, 10 de junho de 2012

Que verdade?


Estava assistindo tv, em um certo canal, ouvia um pastor falando diversas coisas, mudei de canal, tinha outro, dizendo outras coisas, mudei, tinha um pastor vendendo um pano e dizendo outras coisas, mudei, tinha um outro dizendo coisas diferentes, ou seja, todos eles tinha assuntos voltados a religião, mas todos em linhas distintas.

--Algumas igrejas batizam crianças, enquanto outras não;
--Algumas observam o Domingo, outras o Sábado;
--Algumas têm bispos, outras não;
--Algumas têm hierarquias, outras não, entregando o governo da comunidade à própria congregação;
--Algumas fazem cálculos precisos para definir a data do fim do mundo (o que para elas é essencial), outras não se preocupam com isso;
--Algumas pregam que, após a morte, os fiéis estarão inconscientes até à vinda de Cristo quando serão julgados, outros pregam o “arrebatamento” sem julgamento. Uns defendem que após a morte já vem o céu e o inferno, outros, no quarteirão a seguir, defendem que o inferno não existe.
Vê-se, assim, que a mensagem bíblica é relida e reinterpretada diversamente pelos diversos fundadores dos ramos protestantes, dando origem a tradições diferentes.
Ademais, todos os protestantes dizem que a Bíblia contêm 39 livros do Antigo Testamento e 27 do Novo Testamento, baseando-se, não na própria Bíblia (que não define o seu catálogo), mas unicamente na tradição oral dos judeus de Jâmnia, reunidos em Sínodo no ano 100 D. C. Todos os protestantes firmam que tais livros são inspirados por Deus, baseando-se, não na Bíblia (que não o diz), mas unicamente na tradição oral. Onde está, pois, a coerência dos protestantes, já que estes não aceitam a Tradição Oral?

Existem no mundo de hoje mais de 40.000 igrejas evangélicas. Como se explica estas divisões? Cada uma afirma deter a verdade, “como o Espírito Santo a comunicou”. São 40.000 Espíritos Santos revelando cada verdade? Ou existe apenas um Espírito Santo revelando uma verdade diferente para cada uma delas? Jesus Cristo disse: “Haverá um só Pastor e um só Rebanho” (João 10, 16). Ele não disse que haveria 40.000 pastores com um só rebanho. Como se explica a razão de existir 40.000 divisões no Protestantismo?

Nenhum comentário:

Postar um comentário